A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação é um órgão da Universidade Federal de Roraima - UFRR responsável pela coordenação e supervisão das atividades de pesquisa e pós-graduação, além de desenvolver ações de estímulo à inovação tecnológica e à produção científica entre alunos e professores da Instituição.

A PRPPG é responsável por ampliar os indicadores de qualificação do corpo docente e induzir à formação de grupos de pesquisa institucionais pela UFRR.

A atual estrutura da Pró-reitoria foi estabelecida por meio da Resolução nº 018/2004-CUNI, onde estão subordinadas a Diretoria de Pós-graduação e a Diretoria de Pesquisa.

São atribuições da PRPPG:

1. instruir processos referentes a questões pertinentes ao cumprimento de suas funções;
  2. organizar eventos acadêmico-científicos pertinentes à pesquisa e à pósgraduação;
  3. estimular o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais no que se refere ao apoio à investigação científica e à pós-graduação;
  4. fomentar uma programação geral de pesquisa que atenda aos reclamos da comunidade e às suas próprias necessidades;
  5. captar recursos específicos para investimento em pesquisa e pós-graduação;
  6. administrar e dispor do seu patrimônio;
  7. emitir parecer sobre convênios ou outras formas de cooperação que visem ao desenvolvimento da pesquisa e do ensino de pós-graduação.