Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores, estudantes e técnicos administrativos que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. Há o envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa no qual o trabalho é organizado em torno de linhas comuns e que, em algum grau, compartilham instalações e equipamentos.

Os Grupos de Pesquisa da UFRR são cadastrados na plataforma do Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq/Brasil.

O cadastro de novos Grupos de Pesquisa é constituído de duas fases distintas: a criação e a certificação.

Para criação de um novo Grupo de Pesquisa: o pesquisador líder deve ser docente efetivo da UFRR com título de doutorado sendo o responsável por solicitar, por e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), a criação do novo grupo através do envio dos seguintes dados:

I) Nome completo do líder;

II) Nº de CPF;

III) Link do currículo Lattes;

IV) Nome do grupo de pesquisa a ser criado.

Com estas informações o líder do grupo de pesquisa será cadastrado do Diretório dos Grupos do CNPq. Após o cadastro é de sua responsabilidade preencher a plataforma do Diretório através do link http://lattes.cnpq.br/web/dgp devendo enviá-la (no sistema) para posterior certificação.

Para a certificação do Grupo de Pesquisa:

I) Plataforma do grupo deve estar devidamente preenchida, sem possuir atipicidade.

Os casos atípicos, indicados pelo próprio sistema, são:

a) Grupo unitário (composto por apenas um pesquisador);

b) Grupo sem estudantes;

c) Grupo sem técnicos (o sistema é flexível quanto a este item, ou seja permite a certificação do grupo de não tenha técnico na equipe);

d) Grupo com mais de 10 pesquisadores;

e) Grupo com mais de 10 linhas de pesquisas;

f) Grupo onde o líder não é doutor;

g) Grupo sem doutores no grupo de pesquisadores;

h) Grupo composto por pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos de pesquisa;

i) Grupo composto por estudantes que participam de dois ou mais grupos de pesquisa;

j) Grupos semelhantes (grupos que possui características parecidas: mesmos pesquisadores, técnicos, estudantes, linhas de pesquisa parecidas, etc).

Caso o grupo de pesquisa seja incluído em algum dos itens acima descritos - casos atípicos - a certificação do grupo fica inviabilizada.

Anualmente é necessário realizar a atualização do grupo de pesquisa, e este procedimento é feito diretamente na plataforma do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPQ pelo pesquisador Líder.

É de responsabilidade do Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa emitir comprovantes da participação dos demais membros do grupo.

ACESSE AQUI a relação atualizada dos Grupos de Pesquisa certificados pela UFRR.

ACESSE AQUI a relação atualizada das Linhas de Pesquisa desenvolvidas pelos docentes, técnicos e discentes da UFRR.