linha top 1
Governo Federal
Universidade Federal de Roraima
  • MAIS UM TEXTO BACANUDO AQUI!

ORIENTAÇÕES PARA CRIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA

 

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), por meio da Diretoria de Pesquisa, e em concordância com a RESOLUÇÃO Nº 011/2019-CEPE, que prevê a análise de propostas de criação de grupos de pesquisa pela Comissão de Pesquisa da UFRR, dispõe as seguintes orientações para a criação e certificação de grupos de pesquisa na instituição:

ETAPA I: CRIAÇÃO

 1 - O pesquisador interessado em cadastrar novo grupo de pesquisa deverá encaminhar a proposta de criação de grupo exclusivamente para o e-mail da Diretoria de Pesquisa ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), a qual deverá conter as seguintes informações:

I - nome do grupo;

II - nome do líder e do segundo líder quando houver;

III - unidade acadêmica à qual está vinculado o líder;

IV - área de conhecimento predominante;

V - justificativa para a criação do grupo, demonstrando a relevância e as perspectivas de contribuição científica;

VI - linhas de pesquisa;

VII - pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico, quando houver;

VIII - instituições parceiras, quando houver; e

IX - instalações e equipamentos, quando houver.

 2 - O líder deverá evitar grupos com composição semelhante (mais de 2 pesquisadores em comum) a outros grupos da UFRR e as seguintes situações consideradas atípicas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):

– Grupos unitários;

– Grupos sem estudantes;

– Grupos sem técnicos;

– Grupos com mais de dez pesquisadores;

– Grupos com mais de dez linhas de pesquisa;

– Grupos onde o líder não é doutor;

– Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;

– Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos;

– Estudantes que participam de dois ou mais grupos;

 

3 - As propostas de criação de grupo de pesquisa serão analisadas pela Comissão de Pesquisa da UFRR à luz do art. 14°, Resolução nº 011/2019-CEPE. Após aprovação pela Comissão, os líderes serão cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), onde está disponível o formulário on-line, cujo preenchimento e envio é de responsabilidade do líder.

ETAPA 2: CERTIFICAÇÃO

1 - Cumprida a etapa I, o líder enviará um novo e-mail para o endereço  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , desta vez solicitando a certificação de seu grupo pela UFRR. Caso o grupo de pesquisa seja incluído em algum dos casos atípicos a certificação do grupo fica inviabilizada. Somente depois de certificado o grupo passa fazer parte do Diretório de Grupos de Pesquisa.

2 - O líder de grupo de pesquisa deverá manter atualizadas as informações no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq com periodicidade mínima anual. Assim, um grupo certificado que permaneça mais de 12 (doze) meses sem sofrer atualização passará ao status de grupo “não atualizado”. O retorno de um grupo “não atualizado” para a situação de grupo certificado será automático tão logo seja atualizado e enviado pelo Líder.

3 - É de responsabilidade do pesquisador acessar o Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil para a emissão de comprovante de participação em grupo de pesquisa.

4 - A PRPPG poderá, a qualquer tempo, retirar a certificação de um grupo em caso de descumprimento das exigências contidas no art. 16 da Resolução nº 011/2019-CEPE, ou que caracterizem grupos atípicos, de acordo com os critérios do CNPq. Antes da retirada da certificação, a PRPPG notificará o líder do grupo para os ajustes necessários no prazo de 30 (trinta) dias.

  

 Acesse abaixo a relação dos Grupos de Pesquisa CERTIFICADOS pela UFRR para área de conhecimento.

 

Ciências Agrárias 

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde

Ciências Exatas

Ciências Humanas

Ciências Sociais e Aplicadas

Engenharias 

Lingüística, Letras e Artes

Outras áreas

 

 Fonte: CNPq  (Relatórios elaborados em: 20/08/2020 )